A importância da Certificação Digital

Gostou? compartilhe!

Conheça nosso Post

A importância da Certificação Digital

Num mundo cada vez mais digital, os profissionais contábeis tiveram que se adaptar à modernização dos processos de trabalho com o implemento de novas tecnologias.

O volume de informações e dados que chegam diariamente num escritório contábil é cada vez maior, obrigando o profissional a investir cada vez mais em softwares e maquinários para não ficar obsoleto.

Certamente, um dos maiores responsáveis por essa mudança da contabilidade para a era digital foi a criação e implantação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Através desse sistema, a comunicação entre a empresa e o fisco se tornou mais rápida e transparente.

Claro que toda mudança gera trabalho de adaptação, principalmente na área contábil, antes tão tradicional pela imensa quantidade de papéis e carimbos.

E essa adaptação não envolve apenas uma mudança de conduta só do contador, mas do próprio empresário, que também deve fazer investimentos tecnológicos para não ficar para trás.

Nesse contexto entra o Certificado Digital, que se constitui numa assinatura com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas.

Com a adoção desses processos digitais, tornou-se imprescindível garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas transmitidas.

Além disso, são incontáveis os benefícios da certificação digital que possibilita uma comunicação mais ágil, sustentável, com facilidade de acesso a informações e redução de custos.



Gostou? compartilhe!