CEST (Código Especificador da Substituição Tributária)

Gostou? compartilhe!

Conheça nosso Post

CEST (Código Especificador da Substituição Tributária)

A substituição tributária (ST) é um assunto polêmico e que gera inúmeras dúvidas.

 

A partir de 01/01/2018 entrou em vigor o Convênio ICMS do CONFAZ nº 52/2017, que dispõe sobre as novas normas a serem aplicadas aos regimes de substituição tributária e de antecipação do ICMS.

 

Dentre as mudanças está o CEST (Código Especificador da Substituição Tributária), composto por 7 dígitos associados ao NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), que identificará as mercadorias e bens passíveis de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do ICMS.

 

O CEST deverá constar dos documentos fiscais (notas fiscais).

 

As indústrias, importadores e atacadistas já estão cumprindo esta obrigação desde 01/01/2018. E para os demais contribuintes, a obrigatoriedade inicia-se em 01/04/2018.

 

Portanto, caro cliente, é de máxima importância e urgência a adequação do seu sistema de emissão de nota fiscal para cumprir essa nova exigência.

 

O CEST está previsto nos anexos do Convênio ICMS do CONFAZ nº 52/2017. Para saber qual corresponde à mercadoria ou bem da sua operação, basta consulta os anexos do convênio ou consultar o site http://www.buscacest.com.br/, informando o NCM da mercadoria.



Gostou? compartilhe!